A educação desde seus primórdios vem se modificando e o mundo tradicionalmente tem sempre incorporado sistemas de atualização e especialização para os docentes em exercício, sendo assim de grande importância na vida de todos nós. A educação pós-moderna chega para romper barreiras, dar mais autonomia aos docentes, principalmente aos discentes que podem “estudar” e aprender de qualquer lugar, no tempo que dispor e explorando diversas formas de cons trução e produção de conhecimentos. Podemos encontrar em BELLONI ( 2001) estas e outras cons iderações a respeito da Educação (EaD).
Devido à relevância que a EaD vem assumindo no cenário nacional e internacional, bem como em suas manifestações políticas, pedagógicas e didáticas, cabe ressaltar alguns marcos de sua trajetória. Sabemos que a EaD não é nova, o que tem mudado primordialmente são as tecnologias que são utilizadas em diferentes projetos e cursos de EaD. Esta modalidade de educação surgiu no final do século XIX, onde instituições particulares nos EUA e na Europa ofereciam cursos por correspondência destinados ao ensino de temas vinculados a ofícios de escasso valor acadêmico. Muitos não acreditavam no seu potencial, pois parecia que era um estudo para os que fracassaram na vida escolar convencional. Somente na década de 60, com a criação de universidades à distância que competiam com a modalidade presencial, foi possível superar muitos preconceitos da EaD. (LITWIN, 2001, p. 15).
Mas, então, o que vem a ser esta nova modalidade de ensino? É um ensino que pode utilizar como veículo para comunicação as últimas conquistas da tecnologia (Litwin, 2001). Mesmo que o aluno esteja em lugares mais distantes recebem livros, CD’s, vídeos ou transmissões via televisão. E a comunicação com seus professores acontece em bibliotecas, colégios, em casa, no trabalho, com livros, papéis ou computadores. Desta forma o ensino a distância fica caracterizado por sua flexibilidade em torno da proposta de ensino e aprendizagem diante do grande avanço tecnológico, possibilitando uma interação entre professores e alunos, encurtando as distâncias. De acordo com LITWIN (2001), as propostas de Educação a Distância estão se caracterizando pela multiplicidade de recursos pedagógicos objetivando facilitar a cons trução do conhecimento.
Referências Bibliográficas
BELLONI, Maria Luiza. Educação á distância. 3. Ed. Campinas. SP: Autores Associados, 2003.
LITWIN, Edith. Educação à Distância – Temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.