Seja bem vindo!


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O professor e o EAD


A EaD está centrada no processo de aprendizagem do aluno e não no processo de ensino do professor. O professor passa a exercer uma função de prestador de serviços para este aluno onde o ensina  a aprender e forma o aprendente autônomo.
“Na EaD a maior parte do tempo do professor não é “lecionar”, mas acompanhar, gerenciar, supervisionar, avaliar o que está acontecendo ao longo do curso. 
O papel do professor muda claramente: orienta, mais do que explica. Isto também pode acontecer na educação presencial; mas até agora desenvolvemos a cultura da centralidade do papel do professor como o falante, o que informa, o que dá respostas. A EaD de qualidade nos mostra algumas formas de focar mais a aprendizagem do que o ensino.” (MORAN, 2007).  
Sabemos que ainda é muito cedo para percebermos a autonomia, a independência do novo perfil do estudante universitário e sabemos que isso ainda não ocorre nas universidades. O que pretendemos ao levantar essa discussão, é perceber que o ensino superior precisa sofrer transformações de modo que incentive, estimule e encoraje o aluno a uma aprendizagem autônoma.

“As sociedades contemporâneas e as do futuro próximo, nas quais vão atuar as gerações que agora entram na escola, requerem um novo tipo de indivíduo e de trabalhador em todos os setores econômicos: a ênfase estará na necessidade de competências múltiplas do indivíduo, no trabalho em equipe, na capacidade de aprender e de adaptar-se a situações novas. Para sobreviver na sociedade e integra-se ao mercado de trabalho do século XXI, o indivíduo precisa desenvolver uma série de capacidades novas: autogestão (capacidade de organizar seu próprio trabalho), resolução de problemas, adaptabilidade e flexibilidade diante de novas tarefas, assumirem responsabilidades e aprender por si próprio e constantemente trabalhar em grupo de modo cooperativo e pouco hierarquizado” (BELLONI, 2003). 

Referências Bibliográficas

BELLONI, Maria Luiza. Educação á distância. 3. Ed. Campinas. SP: Autores Associados, 2003.

MORAN, José Manuel. Professores e gestores previsíveis e os inovadores. Disponível em www.eca.usp.br\prof\moran\previsiveis.htm

Nenhum comentário: