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terça-feira, 1 de março de 2011

O papel do professor universitário na EaD

Analisando ainda o papel do professor universitário na EaD, listaremos abaixo algumas funções do professor presencial e algumas novas funções para o professor de EaD:

- Professor formador: orienta o estudo e aprendizagem, dá apoio psicossocial ao estudante, ensina a pesquisar, a processar a informação e a aprender; corresponde à função propriamente pedagógica do professor no ensino presencial;

- Professor conceptor e realizador de cursos e materiais: prepara os planos de estudos, os currículos e programas; seleciona conteúdos, elabora textos de base para unidades de cursos (disciplinas); esta função – didática – corresponde à função didática, isto é, à transmissão do conhecimento realizada em sala de aula, geralmente através de aulas magistrais, pelo professor do ensino presencial;

- Professor pesquisador: pesquisa e se atualiza em sua disciplina específica, em teorias e metodologias de ensino\aprendizagem, reflete sobre sua prática pedagógica e orienta e participa da pesquisa de seus alunos;
- Professor tutor: orienta o aluno em seus estudos relativo à disciplina pela qual é responsável, esclarece dúvidas e explica questões relativas aos conteúdos da disciplina; em geral participa das atividades de avaliação;

- Tecnólogo educacional (designer ou pedagogo especialista em novas tecnologias, a função é nova, o que explica a dificuldade terminológica): é responsável pela organização pedagógica dos conteúdos e por sua adequação aos suportes técnicos a serem utilizados na produção dos materiais; sua função é assegurar a qualidade pedagógica e comunicacional dos materiais de curso, e sua tarefa mais difícil é assegurar a integração das equipes pedagógicas e técnicas;

- Professor recurso: assegura uma espécie de balcão de respostas a dúvidas pontuais dos estudantes com relação aos conteúdos de uma disciplina ou questões relativas à organização dos estudos ou às avaliações (muito solicitadas na época que precede às avaliações, esta função é normalmente exercida pelo tutor, mas não necessariamente);

- Monitor: muito importante em certos tipos específicos de EaD, especialmente em ações de educação popular com atividades presenciais d exploração de materiais em grupos de estudo (“recepção organizada”).

O monitor coordena e orienta esta exploração. Sua função se relaciona menos com o conhecimento dos conteúdos e mais com sua capacidade de liderança, sendo em geral uma pessoa da comunidade, formada para esta função, de caráter mais social que pedagógico.
O professor não é mais a fonte principal do conhecimento, mas alguém que estimula, orienta o estudante na pesquisa de novos conhecimentos, lidando com os pós e os contras da tecnologia. Para este foco deverá estar voltado a formação de docentes do ensino superior para a EaD. 
Conquistar a confiança do professor nas inovações tecnológicas, gerenciar trabalhos em equipe, delegar tarefas e atualização constante, são temas que devem ser difundidos na formação desses novos educadores.




Referências Bibliográficas


BELLONI, Maria Luiza. Educação á distância. 3. Ed. Campinas. SP: Autores Associados, 2003.

PALLOF, Rena M; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LITWIN, Edith. Educação à Distância – Temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

MORAN, José Manuel. O que é educação a distância. Disponível em www.eca.usp.br\prof\moran\textosead.htm

MORAN, José Manuel. Professores e gestores previsíveis e os inovadores. Disponível em www.eca.usp.br\prof\moran\previsiveis.htm

VOIGHT, Patrícia da Cunha Garcia. Investigando o papel do professor em cursos de educação á distância. Disponível em www.abed.org.br\congresso2004\por\htm\143-TC-D2.htm.

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